Câmara Técnica de Odontopediatria elabora parecer técnico sobre a suplementação de vitamina D para gestantes e crianças

A Câmara Técnica de Odontopediatria, a pedido do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), elaborou um parecer técnico sobre a suplementação de vitamina D para gestantes e crianças como ferramenta de prevenção da cárie dentária durante a primeira infância. Boatos em redes sociais sugerem que a substância seria capaz de prevenir a formação de cárie nos primeiros anos de vida da criança.
No parecer, os pesquisadores avaliaram estudos anteriores sobre o uso de dieta suplementar com vitamina D para gestantes e crianças e se a substância seria mesmo capaz de reduzir a ocorrência de cárie e lesões causadas pela doença infecciosa.
O documento conclui, no entanto, que não há evidências científicas até o momento sobre a eficácia do uso de vitamina D ou produtos derivados da substância em gestantes e crianças na prevenção de cárie dentária. Além disso, o parecer diz também que não há evidências suficientes sobre a relação entre níveis de vitamina D no organismo da gestante ou da criança e cárie dentária.
Fonte: ABO

Compartilhar:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Contato