Podcast destaca o cuidado da higiene bucal pode evitar doenças cardiovasculares

É comum ouvir que higienizar corretamente os dentes, usar fio dental e ter uma alimentação saudável podem evitar doenças bucais. Mas, além disso, ter uma boa higiene bucal pode prevenir, também, doenças em outras partes do corpo, inclusive, cardiovasculares.

“As infecções bucais podem, sim, levar a outras doenças distantes da cavidade bucal”, afirma Adriana Sant’Anna, professora da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), ao podcast Momento Odontologia. Entre os problemas citados pela professora estão doenças cardiovasculares, o nascimento de bebês prematuros e de baixo peso e a diabete. Além disso, ela destaca as doenças pulmonares obstrutivas crônicas e até o Alzheimer.
Segundo a professora, “existem dois mecanismos pelos quais a doença periodontal pode se relacionar com as doenças sistêmicas”. Um deles é através da migração de bactérias, da boca para outras partes do corpo, onde se instalam, e dão início a uma lesão. A outra forma é quando essas bactérias presentes na boca geram um potencial inflamatório sistêmico, induzindo a secreção de mediadores inflamatórios no sangue, o que acaba levando ao agravamento de condições sistêmicas, ou até mesmo a desenvolvimento de lesões em sítios distantes da cavidade bucal.

Fonte: https://jornal.usp.br/podcast/momento-odontologia-80-cuidar-da-higiene-bucal-pode-evitar-doencas-cardiovasculares/

Compartilhar:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Contato