A “encantadora de crianças” revela a paixão pela Odontopediatria

Dra. Aline Morais fala do dia a dia no consultório e sua dedicação à saúde bucal das crianças.

Quem tem filhos se preocupa logo cedo com a qualidade de vida e bem estar dos pequenos. A consulta com o odontopediatra é indicada aos pais que buscam cuidados e prevenções na saúde bucal das crianças. Além de tirar as dúvidas sobre escovação e troca de dentes, o profissional dessa área acompanha a criança antes mesmo do nascimento.

Por tratar-se de uma fase muito importante da vida, a infância requer uma atenção redobrada. Foi essa a escolha profissional da odontopediatra, Dra. Aline Morais, que desenvolve um trabalho focado no público infantil. Segundo a especialista, que teve na mãe pediatra, o espelho de dedicação e profissionalismo, a decisão pelo ramo da Odontologia foi tomada logo após o Ensino Médio. “O sangue já corria na minha veia. Então, escolhi prestar o vestibular para Odontologia e fui aprovada.

Durante o curso, participei de vários projetos, como o Projeto Mamãe Bebê e o de atendimento multidisciplinar voltado a pacientes especiais (PAMPE) sob a orientação da Dra. Grace Sampaio Teles da Rocha. Ao longo do programa aprendi bastante e até hoje aplico as técnicas e conhecimentos na prática diária”, explica Dra. Aline.

A escolha pelas áreas da Odontopediatria e Ortodontia aconteceu principalmente, por causa da identificação com o público infantil e especialização nas técnicas odontológicas voltadas para essa faixa etária. Para as crianças, a visita ao dentista nem sempre é tão fácil de “encarar”, pois o medo toma conta das emoções dos pequenos. Dra. Aline explica que é necessário o profissional dentista procurar aperfeiçoamento nas técnicas, para atender o paciente infantil. “Além da técnica é preciso ter o manejo e a sensibilidade com a criança e a família. Utilizo também de artefatos que interagem com a criança, como os jalecos coloridos e as toucas personalizadas, oferecendo uma experiência mais lúdica”, ressalta.

Atualmente, a dentista mantém o perfil @encantadoradecriancas no Instagram. Ela explica que essa marca “Encantadora de Crianças” surgiu durante o atendimento de uma criança não colaboradora, no qual a mãe ao chegar à consulta com a criança, durante a anamnese, informou que já havia levado o filho a outros consultórios, mas, sem êxito. “Inicialmente conversei com a criança e entrei no mundo mágico, aplicando a técnica MOSTRAR/DIZER/FAZER, preconizada pela Dra. Salete Nahás. Com muito amor a profissão e paciência, respeitando o limite da criança, consegui sentar e realizar o atendimento odontológico. O sorriso da mãe e a alegria da criança que tinha removido o dentinho me deixaram com o coração cheio de gratidão”, relata Dra. Aline. Ao final desse atendimento descrito pela odontopediatra, a mãe do paciente afirmou que ela era uma verdadeira “Encantadora de crianças”. Foi assim que o apelido carinhoso ganhou espaço.

A Odonto Nordeste pergunta!

– Quais são as principais dicas para manter a saúde bucal das crianças?

Dra. Aline Morais – Para mantermos uma boa saúde bucal das crianças é necessário o acompanhamento com o Odontopediatra desde a gestação para receber as orientações pertinentes ao bebê. É necessário que a mãe consulte regularmente para a prevenção das afecções bucais. Para os pequenos pacientes, sempre indico a higienização da cavidade bucal desde o nascimento do primeiro dentinho, utiliza-se a escova dentária e o uso de pasta fluoretada. É importante que o Odontopediatra acompanhe e realize a instrução da higiene bucal. Segue abaixo alguns conselhos importantes para manter a boa saúde bucal:

  • A escovação deve ser supervisionada pelos pais e/ou responsáveis.
  • O uso do creme dental com flúor é indicado desde o nascimento do primeiro dente.
  • Nunca adoçar a chupeta da criança.
  • Evite fazer o bebê dormir com a ajuda da mamadeira.
  • Após a alimentação sempre escovar os dentinhos.
  • Evite o consumo de qualquer alimento após a escovação noturna.
  • Caso a criança tomar alguma medicação, administre-a antes da escovação.
  • Evite compartilhar os talheres com a criança.
  • Consulte semestralmente o Odontopediatra.

– Quais orientações para evitar as tão indesejáveis cáries?

Dra. Aline Morais – Os dentes de leite também são vulneráveis à instalação da placa bacteriana. A placa é um biofilme que contém bactérias e adere aos dentes se não for removida regularmente; produz cáries e doença nas gengivas, podendo provocar perda dos dentes. A melhor maneira de eliminá-la é com a escova de dente. Promover o uso regular é de extrema responsabilidade dos pais somado à consulta ao Odontopediatra, isso ajudará a manter sadia a boca da criança. Quando os carboidratos se juntam a placa bacteriana ocorre a liberação de ácidos que são nocivos e podem produzir doenças bucais, entre elas as cáries.

É importante observar não somente o teor de açúcar na alimentação, mas também a ingestão de carboidratos, já que essa combinação é uma das principais causas da formação da cárie. A ingestão de líquidos açucarados, especialmente na hora de dormir é uma das principais causas de cárie na primeira infância. É de extrema importância a consulta semestralmente ao Odontopediatra para a supervisão, prevenção e tratamento odontológico, caso necessário intervir para realizar a restauração devido a doença cárie.

– Qual principal recomendação aos pais com relação aos cuidados preventivos, ou, corretivos da saúde bucal das crianças?

Dra. Aline Morais – Se a mãe não tem a sua cavidade bucal em boas condições, ela pode transmitir germes ao seu filho, convém realizar a primeira consulta ao Odontopediatra no primeiro trimestre da gestação. A consulta odontológica tem como objetivo informar aos pais sobre o desenvolvimento e formação da cavidade bucal, instruções de higiene oral sobre os hábitos de acordo com a faixa etária da criança. É necessário evitar a pratica de ir ao dentista apenas quando o problema está instalado. O protocolo da utilização do flúor como prevenção da cárie dentária é de suma importância para a prevenção de afecções bucais. Sugiro o acompanhamento ao Odontopediatra, semestralmente para o acompanhamento e prevenção da saúde bucal da criança e da família.

Sobre Dra. Aline Morais Fontes – CRO CE 6143

Especialista em Saúde Pública (UNICE)

Especialista em Ortodontia (ACO/CEC)

Especialista em Odontopediatria (ACO/CEC)

Aperfeiçoamento em Ortodontia Preventiva (ABO/CE)

Mestre em Saúde Pública (Universidad Americana)

Doutoranda em Saúde Pública (Universidad Americana)

Redes sociais

@encantadoradecrianças  –  Instragram
Encantadora de Crianças – Facebook
Aline Morais Fontes – Ident
Contato: (85) 999142356

Compartilhar:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Contato