Curso de Odontologia da UFSC retoma estágios clínicos presenciais

As clínicas do curso de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) voltaram a funcionar nessa segunda-feira, 30 de agosto. O curso planeja oferecer as atividades práticas de estágios obrigatórios nas próximas sete semanas, prevendo 800 atendimentos odontológicos.

“Foi uma mudança que exigiu planejamento, preparação e cautela para atender aos protocolos de segurança, a fim de que as clínicas pudessem estar em condições de atender ao público”, explica o pró-reitor de Graduação, Daniel Vasconcelos. As adaptações que foram feitas nas clínicas possibilitam que as atividades envolvam, além das Clínicas Odontológicas, o Laboratório de Procedimentos, a Central de Esterilização, entre outros ambientes. Professores, estudantes e técnicos envolvidos com os setores de atendimento já estão imunizados contra a covid-19.

Os estágios serão realizados com 45 alunos da nona fase do curso, que estarão fazendo atendimento clínico em pacientes adultos, crianças e adolescentes, em sete semanas condensadas, com carga horária de oito períodos, ou seja, atenderão todos os dias da semana, pela manhã e à tarde, exceto nas quartas e sextas-feiras à tarde. Ao final das sete semanas, os 45 alunos passarão à 10º fase, e terão mais sete semanas de estágio, para que possam concluir o curso ainda em 2021.

Devido à necessidade de distanciamento, atualmente foi limitado o número de alunos que podem estar presentes nas clínicas e laboratórios ao mesmo tempo. Para possibilitar os estágios de 45 alunos, é necessária uma estrutura de 25 professores, sete técnicos, 13 funcionários terceirizados e seis bolsistas. O cálculo também precisa considerar o número de pacientes presentes nas clínicas ao mesmo tempo, e, em caso de crianças, é permitida a entrada de um acompanhante.

Os serviços de atendimento de urgência não estão disponíveis neste momento, e o Departamento de Odontologia recomenda que os pacientes que necessitem de atendimento emergencial procurem o serviço nas Unidades Básicas de Saúde. Os atendimentos odontológicos que estão acontecendo já foram agendados previamente com pacientes já selecionados.

A previsão é que no início de 2022, a turma que atualmente está na oitava fase seja chamada para realizar seus estágios. Caso a pandemia permita, e seja possível reduzir o distanciamento entre as pessoas, o curso planeja receber mais de uma turma para o estágio presencial.

O curso de Odontologia também já encaminhou solicitações à direção do Centro de Ciências da Saúde (CCS), para a realização de disciplinas com prática laboratorial pré-clínica, de acordo com os trâmites definidos pela Resolução Normativa nº090/2021/CGRAD.

 

Fonte: UFSC

Compartilhar:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Contato