Em Juruti, serviço odontológico é implantado em UTI Covid

Embora a atuação de dentistas dentro das UTIs contribua na recuperação de pacientes intubados por causa da Covid-19, esse serviço ainda não está disponível em todos os hospitais que recebem pacientes com a doença. Mas no oeste do Pará, Hospital Nove de Abril na Providência de Deus, em Juruti, sai na frente com a realização de atendimento odontológico na UTI Covid.

O trabalho é comandado por Frei Afonso Lamberti Obici, que é cirurgião dentista na área de odontologia hospitalar. Segundo ele, os procedimentos odontológicos na UTI Covid são realizados para evitar que a infecção na boca agrave o quadro da doença.

De acordo com Frei Afonso, 10 pacientes já foram beneficiados com os serviços odontológicos que iniciaram há uma semana, após o treinamento da equipe de enfermagem. Frei Afonso já havia ajudado a implantar um serviço de odontologia no Hospital Estadual João Paulo II, em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, há 13 anos.

“Fui transferido para Juruti por conta da situação da pandemia, que acabou afetando nossos frades e acabei assumindo essa responsabilidade junto ao hospital, sabendo da importância do atendimento do cirurgião dentista para os pacientes que estão na UTI, em especial os que estão intubados. O trabalho tem como objetivo a melhora do paciente internado, reduzir os riscos de infecção via oral, diminuindo o tempo de de internação, assim como diminuição da prescrição de medicamentos”, explicou Frei Afonso.

Texto: Por Sílvia Vieira, G1 Santarém — PA

Foto: Frei Afonso Lamberti Obici, cirurgião dentista, comanda os atendimentos odontológicos na UTI do Hospital Nove de Abril, em Juruti — Foto: Arquivo pessoal

Fonte: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2021/04/27/em-juruti-servico-odontologico-e-implantado-em-uti-covid-para-ajudar-na-recuperacao-de-pacientes-intubados.ghtml

Compartilhar:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Contato