Famoso ou importante?

O dentista e CEO dos Encantadores de Pacientes, Bruno Rosa fala sobre a importância de um planejamento estratégico para se projetar na vida profissional.

Essa é a pergunta que devemos fazer ao criarmos uma estratégia de divulgação da nossa imagem como dentista. E qual a diferença? Famosos são aqueles que ficam conhecidos por milhares de pessoas e tem muitos seguidores mas não existe nenhum relacionamento, tanto comercial, quanto nas suas decisões. Já importante, são pessoas que se tornaram referências, ou como o próprio nome diz, se importam com aqueles que os conhecem e consequentemente transformam a sua vida de alguma forma. Essa diferença é muito importante no planejamento da sua vida como profissional da área da saúde.

Quem são as pessoas importantes na nossa vida? Em geral são as que têm relacionamento de alguma forma conosco: família, amigos, professores, entre outros. Quando existe uma relação de confiança de pessoas que querem o nosso bem, tendemos a ouvi-las e muitas vezes ficamos mais à vontade para seguir os seus conselhos, serviços e dicas. Essas sim são as pessoas importantes na nossa vida!!!!

O princípio básico da saúde é ajudar o próximo e  fazer com que ele tenha o benefício do seu conhecimento específico na área que você atua. Através dessa relação você poderá monetizar o atendimento prestado e transformar esse recebimento no seu salário. Baseado nesse conceito, se tornar importante para as pessoas é muito mais adequado, tanto do ponto de vista financeiro quanto humano, do que famoso. Isso quando levamos em conta os pilares básicos do profissional da saúde que são a credibilidade e a ética.

Acredito muito que o conceito para transformar o atendimento na odontologia em uma experiência mágica é de certa forma bastante simples, já que as expectativas dos pacientes estão bastante baixas. Em geral o pré-atendimento está repleto de ansiedade, dúvida, medo e incertezas. O que se faz necessário para que o seu paciente tenha uma sensação diferente da sua expectativa é que ele se sinta o mais próximo possível do aconchego de sua casa e receba o tratamento que lembre o máximo possível o de sua família. E essa é a grande diferença, em geral o maior amor de um pai e de uma mãe é por seu filho, e filho você não trata, você cuida!

Quando comecei a trabalhar com a R-Crio esse foi um conceito muito importante para poder mergulhar de cabeça no projeto. Além de trabalhar com um conceito inovador e realmente muito bem estruturado e responsável, existe uma preocupação em cuidar daqueles que são os nossos verdadeiros porquês: “os nossos filhos”. E poder proporcionar terapias tão importantes realmente faz toda diferença no encantamento deles e dos pais e nas nossas vidas.

Além disso, a R-Crio se importa com o profissional e com o paciente e é possível observar isso através das suas metodologias encantadoras associadas a todo o  processo de armazenamento do dente de leite, como por exemplo o certificado de coragem para a criança, a semente para acompanhamento do crescimento, feedback de todo o processo para o dentista e para os pais, distribuição de material lúdico, treinamentos para configuração de um atendimento encantador, entre outros.

Existe uma mística hoje no mundo digital sobre como transformar o seu público em possíveis clientes e consequentemente possíveis de experimentar o seu serviço. Na odontologia, o que a maioria dos profissionais vem utilizando, em geral, no marketing digital são estratégias de se tornarem famosos. Analisando pelo ponto de vista de criar uma autoridade na área de atuação isso é bom, mas você pode ser muito mais importante para os seus pacientes se utilizar a estratégia do “inbouding marketing” ou marketing de relacionamento. Hoje o bem mais precioso a ser compartilhado e que pode te transformar em uma autoridade na sua área, e ao mesmo tempo ser importante para milhares de pessoas, é a elaboração e compartilhamento de conteúdos relevantes para aqueles que são o seu público alvo ou mais particularmente, a sua persona. Isso quer dizer, ao invés de se preocupar em colocar apenas divulgação do seu nome ou especialidade, busque entender as dores do seu público alvo e compartilhe conteúdos relevantes com aqueles que você gostaria de se tornar importante. Gere relacionamento com ele. Consequentemente, eles irão te procurar para execução do seu serviço, já que você se tornou importante para ele.

Texto: Bruno Rosa CEO dos Encantadores de Pacientes

Mais sobre o autor

Bruno Trevisan Rosa

Professor, consultor e fundador do Projeto Encantadores de Pacientes

Possui graduação em Odontologia pelo Fundação Bahiana Para Desenvolvimento Das Ciências(2003), especialização em Periodotia pelo Associação Brasileira de Odontologia(2006), mestrado-profissionalizante em Odontologia Clinica pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública(2008) e aperfeicoamento em Atualização em Periodontia pelo Associção Brasileira de Odontologia(2003). Atualmente é Dentista (Periodontista) da Odontoclinic Salvador, Periodontista da Clínica Face, Professor Convidado do Curso de Periodontia do Associação Brasileira de Odontologia da Bahia, Professor Convidado do Curso de Periodontia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Publica e proprietario da Odontoclinic Brotas. Tem experiência na área de Odontologia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Periodontia.

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