Pandemia covid-19: CFO contribui com carta à sociedade para reforçar cuidados com a saúde

O Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS) torna pública a “carta à sociedade” para reforçar os cuidados com a saúde no atual momento pandêmico. O comunicado fortalece a necessidade de manter as medidas preventivas por toda a população neste momento em que a Campanha Nacional de Vacinação Contra a covid-19 foi iniciada com o grupo prioritário. O Conselho Federal de Odontologia, que possui participação permanente no FCFAS, contribuiu com a elaboração da nota conjunta de conscientização social.

É importante ressaltar que os Conselhos Profissionais, além de fiscalizar e disciplinar a atuação de suas respectivas categorias, também possui a responsabilidade social de orientar a sociedade, seus representantes e governantes nos assuntos que tangem as áreas de conhecimento. Por isso, o FCFAS se dirige à sociedade brasileira com o intuito de melhor orientar frente ao cenário pandêmico, bem como combater a desinformação.

Para o Presidente do CFO, Juliano do Vale, todas as medidas protetivas de saúde, sejam destinadas aos profissionais em pleno exercício ou à população, são necessárias para combater a proliferação do vírus neste momento. “O compartilhamento de informações fidedignas sempre foi a nossa prioridade desde o início da pandemia, o que valida, também, a união dos Conselhos Profissionais da Área da Saúde como ferramenta essencial nessa etapa histórica de vacinação”, afirmou.

A Cirurgiã-Dentista Maria Celeste Morita, representante do CFO na Comissão de Educação do FCFAS, destacou: “Nunca fomos tão desafiados a demonstrar nossos valores de respeito ao próximo e de cidadania. Vacinar-se é um ato de amor à vida e de solidariedade. Tenho certeza de que os profissionais de Odontologia serão exemplo, aguardando sua vez e mantendo as barreiras de disseminação. Já respondemos com muita presteza até aqui. Agora, apesar do cansaço, falta pouco para o início de um novo tempo que só será possível com a colaboração de todos”.

A Coordenadora do FCFAS, Ivone Martini de Oliveira, ressalta que pelo que, segundo a ciência, a única forma de sairmos da pandemia e ter uma vida melhor, é por meio da vacinação: “Por esse motivo é importante a ação do FCFAS a favor da vacina e da ciência evidenciada na frese ‘vacine-se por você, por nós, por todos’, que resume muito bem tudo o que eu penso a respeito da vacina. Não é realmente um ato individual, é uma ação que se faz individualmente para o bem do coletivo, para o bem da população, ultrapassa até as fronteiras do nosso país, é do mundo”.

CLIQUE AQUI e acesse o documento completo do FCFAS.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO.
imprensa@cfo.org.br

Compartilhar:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Contato