Pesquisa Nacional de Saúde Bucal – SB Brasil 2020 será retomada

A Coordenação-Geral de Saúde Bucal, do Ministério da Saúde, deu prosseguimento às atividades de levantamento epidemiológico para o projeto SB Brasil 2020, um estudo sobre as condições de saúde bucal da população brasileira. A pesquisa seria realizada em 2020, entretanto, foi adiada para 2021 por conta da pandemia.

A pesquisa fará o levantamento com aproximadamente 50 mil pessoas em várias regiões do país e irá identificar as doenças mais prevalentes como a cárie dentária, doenças periodontais, além de necessidade de próteses dentárias, condições da oclusão, traumatismo dentário e impacto das condições de saúde bucal na qualidade de vida, entre outros aspectos.

O objetivo do projeto SB Brasil 2020 é fornecer à gestão do SUS informações que possam ser utilizadas no planejamento de políticas e programas de promoção, prevenção e assistência em saúde bucal, nas esferas nacional, estaduais e municipais. A pesquisa é fruto da parceria do Ministério da Saúde com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que conduzirá o levantamento epidemiológico junto à Coordenação-Geral de Saúde bucal da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (CGSB/Saps), com apoio de secretarias estaduais e municipais de saúde, instituições representativas da odontologia, universidades e institutos de pesquisa em saúde pública.

A Coordenação-Geral de Saúde Bucal disponibilizou a listagem dos setores censitários para o controle da coleta de dados da população. O documento pode ser acessado clicando aqui.

 

Fonte: CRO-SP

Compartilhar:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Contato