Professora da Unesp é premiada em San Diego por pesquisa em Odontologia

No Dia Internacional da Mulher, uma profissional araçatubense tem muitos motivos para celebrar, pois ganhou um prêmio importante na área da ciência. Na última semana, a professora associada Roberta Okamoto, do Departamento de Ciências Básicas da Faculdade de Odontologia de Araçatuba (FOA/UNESP), foi premiada com o primeiro lugar na categoria de Pesquisa Básica (“Osseointegration Foundation Basic Science ResearchGrant”), no Encontro Anual da Academia Americana de Osseointegração (Osseointegration Foundation), que ocorreu em San Diego, Califórnia, nos Estados Unidos.

O evento contou com a presença de pesquisadores e clínicos de diversos países, os quais participaram de conferências, workshops, assim como sessões de apresentação e discussão de casos clínicos e trabalhos de pesquisa.

PESQUISA

O projeto que recebeu a honraria recebe o título de “Strategies for improving Peri-implant bone repairin Osteoporotic Bone Using novel additive manufacturing and Drug-Delivery”, e foi desenvolvido pela parceria entre os grupos de pesquisa liderados pela Profa. Roberta Okamoto (LSMT/ UNESP Araçatuba) e pela Profa. Kathryn Grandfield (Grandfield Research Group, da McMaster University/Hamilton, Canadá).

O estudo mostrou resultados promissores no reparo perimplantar em tecido ósseo comprometido por osteoporose quando da utilização de implantes porosos impressos por manufatura aditiva 3D e funcionalizados pela genisteína (técnica de layer by layer), permitindo a liberação controlada desta substância no sítio reparacional.

De acordo com o estudo, foi possível observar que a estratégia proposta de associar os poros dos implantes como “scaffold”e o delivery da genisteína foram eficientes em melhorar a formação óssea em qualidade e quantidade, com características semelhantes às observadas nos animais com ausência de comprometimento sistêmico.

As pesquisadoras seguem trabalhando em parceria, desenvolvendo mais estudos neste tema, considerado desafiador por estudiosos da área de Implantodontia.


HONRARIA Prêmio recebido pela professora em congresso nos Estados Unidos (Foto: Reprodução)

Fonte: Folha da Região

Compartilhar:

Contato