Professores criam rede para ajudar profissionais de odontologia no combate à covid-19

A necessidade do compartilhamento de informações científicas certificadas e de qualidade para a prevenção da covid-19 fez um grupo de professores de odontologia de várias universidades do País criarem a @redeodontocovid cujo objetivo é compartilhar informações baseadas em evidências da ciência sobre o combate ao coronavírus. A iniciativa é liderada por Karem Lopez Ortega, professora de Patologia Oral e Maxilofacial da Faculdade de Odontologia (FO) da USP, em São Paulo. Ela também é vice-coordenadora do Centro de Atendimento a Pacientes Especiais da faculdade.

A principal ação é compartilhar informações importantes ao profissional de odontologia, sanando dúvidas referentes a temas relacionados à covid-19, para que ele possa aplicar o conhecimento científico na sua atuação clínica, bem como ser também um disseminador de informações sobre prevenção da doença.

A divulgação das atividades será feita pela rede social Instagram com participação de alunos de graduação e pós-graduação na elaboração de conteúdo. A proposta é que, através de postagens regulares bem elaboradas e com linguagem acessível, os profissionais que atuam na prática pública e privada, mas que não têm familiaridade com termos técnicos relacionados às metodologias científicas, possam compreender com facilidade as mensagens que serão passadas. Com isso, espera-se que esses profissionais possam melhorar o nível de biossegurança no seu ambiente de atendimento Além de serem propagadores de informações importantes sobre prevenção e cuidados durante a pandemia.

Um dos primeiros textos divulgados, neste link, fala sobre os riscos de contaminação por aerossol em procedimentos odontológicos durante a segunda onda de covid-19. Outro texto aborda o tema da respiração como ação suficiente para a propagação do vírus da gripe e do sars-cov-2, confira aqui. Os conteúdos estão em inglês.

Além da professora Karem López Ortegaela, participam pela Universidade de São Paulo os professores Jefferson da Rocha Tenório e Paulo Henrique Brás. Também participam professores das seguintes instituições: Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Estadual de Montes Claros, Centro de Ensino Superior de Ilhéus, Universidade Estadual da Paraíba, Universidade Federal do Pará, Universidade de Fortaleza, Universidade Federal do Ceará, Hospital Estadual Mário Covas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Sergipe e Faculdade de Medicina e Odontologia São Leopoldo Mandic.

Acompanhe a iniciativa pelo Instagram: www.instagram.com/redeodontocovid

Os conteúdos também podem ser acessados neste link: redeodontocovid.contactinbio.com

.

Confira abaixo o vídeo de apresentação da rede @redeodontocovid:
.

 

 

Com informações da Faculdade de Odontologia da USP – Foto: Caio Nascimento / FO-USP

Fonte: https://jornal.usp.br/universidade/professores-criam-rede-para-ajudar-profissionais-de-odontologia-no-combate-a-covid-19/

Compartilhar:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Contato