Serviço de Odontologia de Urgência de Prudente é destaque no 11º Prêmio David Capistrano

O Serviço Odontológico de Urgência e sua integração com a Rede de Atenção à Saúde Bucal, serviço que integra a Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente (Sesau), recebeu Menção Honrosa do 11º Prêmio David Capistrano de experiências municipais. A premiação aconteceu durante o 35º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP), realizado nesta sexta-feira (18/03), quando também foi celebrada a 18ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios Paulistas.

Ao todo, foram inscritos 725 trabalhos de 64 municípios do Estado, inseridos em 10 eixos temáticos. Em 2022 foram 15 experiências premiadas e 15 menções honrosas, além de uma premiação selecionada pelos congressistas por meio de voto popular.

Todos os 30 trabalhos serão expostos na Mostra Nacional Brasil Aqui Tem SUS, que vai acontecer nos dias 12 e 13 de julho, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, nas dependências da faculdade Uniderp.

De acordo com a supervisora odontológica da secretaria municipal de Saúde de Presidente Prudente, Juliane Húngaro de Carvalho, é a quarta vez que o serviço de odontologia do município se destaca em premiações nacionais e estaduais. “Neste ano, ficamos entre os 30 melhores, dentre 725 trabalhos inscritos no evento. O nosso trabalho foi o único relacionado à odontologia, o que nos enche de orgulho, afinal, estamos repetindo o feito de 2021, quando também fomos selecionados dentre os melhores. Estar entre os melhores trabalhos reforça o compromisso de qualificar a assistência odontológica municipal, permitindo ampliar o cuidado com os nossos usuários”, relata a supervisora odontológica.

Juliane conta que o trabalho apresentado se originou durante a pandemia da Covid-19. “Assim como outras áreas, a odontologia foi muito impactada, já que atendemos os pacientes sem máscara”.

A supervisora odontológica da Sesau relatou que, durante a pandemia, houve uma atenção especial aos pacientes que buscavam os Serviços de Urgência Odontológica. “Percebemos que, muitas vezes, a Rede Básica de Saúde não tinha conhecimento que um paciente que pertencia à sua região estava utilizando estes serviços. Implantamos então o compartilhamento dessas informações e assim, cada unidade teve condições de identificar os pacientes residentes em sua área de abrangência que utilizaram o Serviço de Urgência e realizar a busca ativa para avaliar a necessidade de novo atendimento e solucionar a demanda pontual diariamente. Isso diminuiu os descolamentos aos serviços de saúde durante a pandemia e melhorou o cuidado com nossos usuários, já que aqueles que ainda precisavam de atendimento já eram agendados pelas unidades básicas de saúde”, relatou.

O projeto inscrito em 2022 é de autoria das servidoras Juliane Hungaro de Carvalho, Káthia Mitiyo Miura Ferreira, Letícia Valentim Aquoti Lucio, Éder da Silva Dolens, Roseli Maria de Pádua Teixeira e Viviane Rosa Albuquerque.

Outras premiações recebidas pelo Serviço de Odontologia de Presidente Prudente:

2013: Primeiro lugar estadual na Premiação Brasil Sorridente e quarto lugar premiação nível nacional;

2019: Prêmio APS Forte para o SUS;

2021: Menção honrosa no 10º Prêmio David Capistrano do 34º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo.

Fonte: Secretaria de Comunicação

Compartilhar:

Contato